Ter uma casa bem-decorada e confortável é sonho de boa parte dos brasileiros. Nesse objetivo, muitos se perguntam como montar um jardim pequeno.
No entanto, o que muitos pensam é que é necessário gastar muita energia e dispor de grande verba orçamentária para ter o seu jardim dos sonhos. Para ter uma bela vista, agradável e elegante, é necessário dedicação e planejamento, mas está bem-fácil ter.
Antes de tudo, é necessário entender que jardins pequenos precisam estar adequados com a disposição da sua casa. Neste artigo, levantamos algumas dicas do que você precisa fazer para ter o seu jardim desejado em quatro passos. Boa leitura!

1. Planejamento do espaço

Para fazer isso, é fundamental conhecer o espaço onde será o seu jardim e o que será necessário para montá-lo. Meça o espaço definido para ser seu jardim, conheça as particularidades e como um jardim naquele local afetará a casa. Esteja pronto para novas possibilidades de jardins.

2. Tipos de plantas e vasos

Pode atá parecer uma dica muito simples — e óbvia —, mas acredite: é muito importante conhecer quais plantas e vasos vão condecorar o espaço. Pensar bem nesses dois elementos deve garantir que tenhamos um jardim prático, funcional e sem dispor muito trabalho na manutenção.

Além disso, é muito importante pensar no vaso correto para que suas plantas cresçam. Afinal, é primordial oferecer condições sadias para que elas se tornem fortes e belas. Uma boa oportunidade é trabalhar com elementos reciclados, como caixas de ovos ou de leite – basta investir em uma bela decoração.

3. Objetos funcionais

Ambientes compactos requerem objetos da mesma forma. Em casas menores, os jardins não são diferentes. Ainda sobre utensílios recicláveis, podemos pensar em mesas e cadeiras em um só, ou outras peças que decorem e ao mesmo tempo sejam vasos para as plantas.

4. Diferentes formatos de jardim

Apesar de todo o planejamento, nem sempre montar um jardim convencional é uma tarefa fácil. Para isso, é sempre válido conhecer as diferentes formas em que se pode investir. O jardim vertical é um excelente exemplo.

Além de não utilizar muito espaço, ele consegue cumprir todas as outras dicas levantadas até aqui. Outros elementos decorativos, como painéis de madeiras e algumas pedras combinadas com uma ótima iluminação, podem ser excelentes opções para seu imóvel.

Como você pode perceber, responder a pergunta de como montar um jardim pequeno quando sua residência não tem muito espaço é algo bem-simples, basta conhecer seu espaço, os itens decorativos e os formatos diferentes de jardim que podem ser trabalhados. Todo espaço livre pode virar um belo jardim!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *