Como planejar uma cozinha pequena
O principal ponto na hora de pensar no espaço é ter consciência do tamanho dele e, assim, procurar tirar proveito dos pontos positivos e reduzir os negativos. Ou seja, é preciso aproveitar ao máximo os espaços funcionais e, ao mesmo tempo, aplicar uma decoração que transmita a sensação de que o ambiente pareça maior do que é.

Para garantir isso, é fundamental planejar a cozinha com atenção; veja algumas orientações.

Aproveite as paredes e cantos
A principal forma de maximizar os espaços é aproveitar as paredes – ou seja, verticalizar acessórios, móveis e até mesmo eletrodomésticos. Aposte em armários suspensos, nichos, suportes para utensílios e outros itens que ajudem a transformar as paredes em locais úteis.

Além disso, se possível, opte por móveis planejados ou curvos, que possam se adaptar a todos os cantinhos da sua cozinha e, assim, não deixar nenhuma área sem ser aproveitada. Mas, ao mesmo tempo, tenha cuidado para não acabar exagerando e, assim, criar aquele visual “atravancado”.
Utilize prateleiras e bancadas
Essa dica se une a anterior. Isso porque contar com prateleiras é uma forma de aproveitar a cozinha de forma vertical, deixando ingredientes, louças e utensílios ao seu alcance de maneira fácil e minimizando a necessidade de armarinhos e outras mobílias para guardar tudo que você precisa.

Outra forma de organizar o ambiente mesmo quando ele for compacto é ter uma bancada – e melhor ainda se ela for móvel. Ela agiliza muito diversos processos comuns da cozinha, como cozinhar, servir e até mesmo armazenar itens, sem ocupar espaço em excesso.

Ou seja, combina dois pontos muito positivos para uma área compacta: otimizar o espaço e ser multifunção.
Revise e organize os armários e despensas
Por fim, para garantir que tudo esteja organizado da melhor forma possível, não basta pensar nos móveis e eletrodomésticos; é necessário também ter certeza de que o conteúdo dentro deles está arrumado.

Periodicamente, dê uma revisada no armário, na geladeira etc, buscando eliminar aqueles itens que não são fundamentais e/ou não deveriam estar na cozinha. Organizando tudo de forma prática torna sua cozinha mais funcional, bonita e aconchegante!

Fonte: VivaDecora Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *